Qual é o brasileiro que não sabe o que significa spam na Internet? Grande parte sabe. O dicionário Aulete explica que spam é mensagem eletrônica não solicitada, geralmente indesejada, enviada em massa para muitos endereços eletrônicos (e-mails) ao mesmo tempo. Mas são poucos os brasileiros que sabem da origem curiosa dessa palavra que já tem mais de 70 anos. Você sabe? Tudo começou com uma carne enlatada… Se quiser saber da história, follow me.
A História de SPAM
www.hormelfoods.com
Nos anos 70 , o grupo de comediantes britânicos Monty Python participaram de uma cena em um restaurante cujo prato principal era a carne enlatada SPAM. A garçonete lia o cardápio para um casal repetindo a palavra spam para sinalizar a quantidade de presunto condimentado que acompanhava cada prato. Enquanto isso, vikings que estavam em uma mesa ao lado cantavam “Spam, spam, spam, lovely spam! Wonderful spam!”, interrompendo-a. Veja essa cena:
(Se não está vendo o vídeo em seu email, clique aqui.)
A partir disso, na década de 1980, os primeiros internautas começaram a associar a música viking que repetia SPAM, SPAM, SPAM aos e-mails repetitivos e irritantes que pessoas e empresas enviavam para as caixas de entrada a fim de empurrar seus produtos goela abaixo.
SPAM, um caso de metonímia
fonte: INS
Nenhum comentário:
Postar um comentário